FERTMOVEL

Fertmovel - Laboratório Móvel de Análise de Fertilidade dos Solos

     O Fertmovel é um laboratório completo, voltado a análises de fertilidade do solo, que foi desenvolvido pela Embrapa Solos para operar dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. O principal objetivo desta tecnologia é facilitar o acesso dos produtores rurais às análises de solos. Este laboratório está equipado para entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo) ao cliente, num prazo máximo de 15 dias. Inicialmente, o Fertmovel está atuando no município de Nova Friburgo, região serrana fluminense, uma das principais produtoras de hortaliças do estado do Rio de Janeiro.

     O produtor interessado em fazer a análise deve se informar junto ao Ibelga (Campus do Ibelga, Baixada de salinas, 3º Distrito de Nova Friburgo, tel. (22) 2521-9487, para providenciar o pagamento do boleto.

Como retirar as amostras de solo para análise - Material básico



Recipientes (sacos de plásticos robustos de preferência ou baldes) para cerca de 300g. de amostra.


Identificadores nos recipientes (etiquetas firmes e/ou escrita direta) para os dados do questionário de identificação da amostra.


Instruções

Dividir a propriedade em áreas uniformes de até 10 hectares, para a retirada de amostras. Cada uma dessas áreas deverá ser uniforme quanto a cor, topografia, textura e quanto às adubações e calagem que recebeu. Áreas pequenas, diferentes das circunvizinhas, não deverão ser amostradas juntas. Cada uma das áreas escolhidas deverá ser percorrida em zig-zag, retirando-se com um trado, amostras de 15 a 20 pontos diferentes, que deverão ser colocadas juntas em um balde limpo. Na falta de trado, poderá ser usado um tubo ou uma pá. Todas as amostras individuais de uma mesma área uniforme deverão ser muito bem misturadas dentro do balde, retirando-se uma amostra final, em torno de 500g.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.


Onde Encontrar

O produtor interessado em fazer a análise deve se informar junto ao Ibelga (Campus do Ibelga, Baixada de salinas, 3º Distrito de Nova Friburgo, tel. 22-2521-9487, e-mail: contato@ibelga.com.br) para providenciar o pagamento do boleto.

















Copyright © 2019 - IBELGA - Todos os direitos reservados.

[Logo da Designtec]

    telefones [Icon de telefone]



CEFFA CEA Rei Alberto I (22) 2543 - 6907

IBELGA Flores de Nova Friburgo (22) 2523 - 5005

CM CEFFA Rei Alberto I (22) 2543 - 6911

Convênio [Icone Prefeitura] [Icone Prefeitura]

Apoio [Icon Souza]